A Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) tornou-se fundação apoiadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A forma

A Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) tornou-se fundação apoiadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A formalização da parceria se deu por meio da Portaria nº 58 publicada na última sexta-feira (09) no Diário Oficial da União (DOU).

Marcos Vinicius da Cruz Coelho, diretor-presidente da Fapec, comentou sobre as expectativas para a parceria: "Esperamos ampliar o desenvolvimento da pesquisa, da tecnologia e da ciência em nosso país, a partir da formalização do nosso apoio ao Ibict”, afirmou.

Para Tiago Braga, diretor do Ibict, a autorização da FAPEC enquanto fundação de apoio do Ibict representa um importante passo para fortalecer as iniciativas do instituto. "A parceria significa um avanço institucional na busca pela excelência e na ampliação das possibilidades de parcerias com diversos atores e com diversas temáticas, em especial, aquelas voltadas para as áreas de inovação e sustentabilidade”, avalia.

As fundações autorizadas como instituições de apoio têm papel fundamental na consecução dos objetivos de acordos, contratos ou convênios, bem como no atendimento a eventuais exigências de editais ou chamadas públicas. Seu trabalho visa sistematizar os processos de gestão administrativa e financeira em projetos de ensino, pesquisa, extensão, extensão tecnológica, inovação e desenvolvimento institucional.

Sobre a Fapec

Criada em 1982, a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) é a única fundação de apoio credenciada pelo MEC e MCTI à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua em projetos de pesquisa, ensino, extensão, inovação e desenvolvimento institucional em parceria com entidades públicas e privadas.

Com registro “MOS MERCOSUL”, a Fapec participa de ações internacionais no Mercosul, além da realização de diversas outras ações internacionais em conjunto com a Enterprise Europe Network, maior rede de negócios da União Europeia. Em território nacional, colabora com a UFMS e com os seus diversos parceiros, fortalecendo políticas públicas por meio de projetos inovadores.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Data de publicação: 13/05/2025