Neste fim de semana, a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) esteve presente na conferência sobre "Políticas de Integridade", promovida pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo.

Neste fim de semana, a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) esteve presente na conferência sobre "Políticas de Integridade", promovida pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. A Fapec foi representada pelo assessor geral da presidência, Ari Rogério, que ministrou uma palestra com o tema: “A Sustentabilidade nas Contratações Públicas realizadas por Fundações de Apoio: necessidade legal ou prática ética?”

Durante sua apresentação, Ari destacou a importância de pensar a sustentabilidade não apenas como uma exigência normativa, mas como um valor institucional.

"Nesse sentido torna-se natural reconhecer que as fundações de apoio, mesmo sendo entidades privadas, podem gerir recursos públicos, executar projetos com universidade públicas e realizar compras ou contrações com esses recursos. Na prática, o processo de contratação pode respeitar os critérios ambientais (exigir papel reciclado e fornecedores com responsabilidade socioambiental), critérios sociais (priorizar fornecedores locais e práticas sustentáveis, dentro do limite legal), critérios econômicos ampliados (melhor custo-benefício no clico de vida do objeto), adotar cláusulas contratuais que exigem responsabilidade ambiental, social e de governança, exigir critérios de ciclo de vida do produto (impacto ambiental e vida útil), entre outros", disse.

Ao participar de eventos como esse, a Fapec reafirma seu papel como instituição comprometida com a ética, a legalidade e o desenvolvimento sustentável. A troca de experiências e o debate qualificado fortalecem as práticas de integridade, fundamentais para o aprimoramento da gestão pública e para o fortalecimento das fundações de apoio em todo o país.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Data de publicação: 12/05/2025